Tecnologias De Multimédia

Representação digital
Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD.
Analógicos
Digitais
Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, um voltímetro analógico de ponteiros, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente.
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
O processamento de sinais analógicos é feito pela amostragem, quantização e codificação.
Amostragem: O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.
Quantização:
Em processamento de sinais, quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.
Codificação:
Significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
Representação digital
Recursos de hardware
Hardware é o termo usado para designar as peças, circuitos, e peças eletrônicas em geral. É um termo muito utilizado na informática, para definir as peças do computador. No caso da informática em geral, os processadores são os mais conhecidos hardwares. O processador utiliza um sistema binário para processar as informações.
Nos Recursos de harware temos:
Os dispositivos de entrada permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador através dos quais o utilizador pode controlar ou mesmo interagir com a execução de aplicações de multimédia.
Exemplos: Microfones, Câmaras digitais, Scanners, Trackballs, Joysticks, Touchpads, Ratos, Teclados, etc.

Os dispositivos de saída permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
Exemplos: Monitores, Placas gráficas, Impressoras, Projetos de vídeo, Plotters, Altifalantes, Auscultadores, etc.

Os dispositivos de entrada/saída permitem a comunicação em ambos os sentidos do computador para o utilizador e vice-versa.
Exemplos: Placa de som, Dispositivos de ligação a redes, Placas de captura de TV, Touch screens, etc.

Dispositivos de armazenamento
Conceito:
Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semipermanente. Estes dispositivos, de acordo com a tecnologia utilizada na leitura e escrita dos seus dados, podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e óticos.
Magnéticos
Dispositivo magnético ou dispositivo de armazenamento magnético, é uma tecnologia utilizada há décadas, tanto no campo digital como no analógico, o dispositivo magnético utiliza uma cabeça magnética para ler e escrever dados para um meio magnetizado, o meio pode ser simples, como uma fita de plástico revestida com partículas finas de um metal, é encontrado na gravação de áudio e dispositivos de armazenamento de fita.

Dispositivos de armazenamento
Semicondutores
Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos electrónicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.

Óticos
Os dispositivos de armazenamento ópticos são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador.
Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMs, CD-RWs, DVD-ROMs, DVD-RWs etc.

Formatos/tipos de CD e DVD:
CD
Para gravação:
DVD
Para gravação:
CD-R (Compact Disk Recordable)
CD-RW (Compact Disk Rewritable)
Mini-CD
DVD-R, +R (Digital Versatile Disk Recordable)
DVD-RW, +RW (Digital Versatile Disk Rewritable)
DVD-RAM
Mini-DVD
Para áudio:
CD-Digital Audio
CD-Text
Para áudio:
DVD Audio
Enhanced Music CD
Super Audio CD
Vídeo e dados:
Vídeo e dados:
CD-ROM XA
DVD-ROM
Photo-CD
DVD Video
Video CD
DVD hybrid
Super-Video CD
Blue-ray
CD Multissessão
Volte para o Menu Principal.